Carretera Austral: Explore a região mais remota e intocada da Patagônia Chilena
A Carretera Austral está localizada na Região de Aysén, e é carinhosamente chamada de Patagônia Indômita por apresentar paisagens selvagens e intocadas, com pouca interferência humana.
Percorrer a Carretera Austral, sem dúvida, é embarcar em uma viagem por um dos roteiros mais espetaculares e, ao mesmo tempo, menos explorados do mundo. Esta estrada icônica, aliás, serpenteia por paisagens de tirar o fôlego, onde florestas exuberantes, montanhas imponentes, fiordes fascinantes, lagos cristalinos e rios selvagens se reúnem de forma única. Assim, cada quilômetro revela cenários que impressionam e encantam os viajantes.
Uma viagem pela Carretera Austral na deslumbrante Região de Aysén, a parte da Patagônia Chilena que mais nos emocionou
Muitas pessoas nunca escutaram falar em Aysén, mas sonham em percorrer a estrada mais famosa do Chile que cruza a Região de norte a sul, a Carretera Austral.
Percorrendo cerca de 1.240 quilômetros, a Carretera Austral oferece uma viagem inesquecível por áreas de beleza natural intocada e vilarejos pitorescos, convidando você a descobrir o verdadeiro coração da Patagônia Chilena.
E quem nunca se imaginou navegando pelos fiordes chilenos? Pois é, fica lá também! Ou seja, a Região não é tão desconhecida assim, né?
A Carretra Austral é praticamente o único caminho para conhecer a estonteante Região de Aysén
Ao longo da Carretera Austral, os viajantes encontram uma diversidade de atrações que capturam a essência selvagem da Patagônia Chilena. Entre os destaques estão as encantadoras águas turquesas do Lago General Carrera, onde se pode visitar as impressionantes Capillas de Mármol e o Parque Nacional Queulat, com seu famoso Glaciar Ventisquero Colgante.
A estrada, além disso, leva aos recantos isolados de Puyuhuapi, famosos por suas termas naturais, e, também, à majestosa Reserva Nacional Cerro Castillo. Assim, cada parada ao longo da Carretera Austral revela, sem dúvida, paisagens deslumbrantes e aventuras únicas. Dessa maneira, essa viagem se transforma em uma experiência verdadeiramente inesquecível, combinando natureza, tranquilidade e descoberta a cada milha percorrida.
Sobre a Região de Aysén
Para se chegar nesse estonteante e selvagem pedacinho do Chile o caminho mais fácil é embarcar em um avião da capital Santiago até a cidade de Balmaceda em voo regular.
De lá, o céu é o limite, e o coração vai bater mais forte por muto tempo. A capital de Aysén é a cidade de Coyhaique, distante um pouco menos de 60km do aeroporto, tem cerca de 50.000 habitantes e conta com uma ótima infraestrutura turística.
Aysén, por sua vez, encontra-se ao sul da Região dos Rios e Lagos e, além disso, ao norte da Região de Magalhães, situado entre o Oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes. Seu litoral, caracterizado por um clima chuvoso, destaca-se por uma paisagem recortada, repleta de inúmeras reentrâncias. Assim, as montanhas, que mergulham diretamente no mar, formam os únicos fiordes da América do Sul, criando um cenário natural de rara beleza e singularidade.
Os fiordes foram formados pela erosão dos gelos glaciares ao longo dos milhares de anos, tendo como destaque a Glaciar San Rafael dentro do Campo de Gelo Norte.
São marcantes também na região os vales, os rios caudalosos e os lagos com cores verde esmeralda impressionantes, formados com águas do degelo das montanhas.
Como é a viagem pela da Carretera Austral?
A Carretera Austral é uma mistura de seções pavimentadas e trechos de cascalho. Embora algumas partes da estrada tenham sido asfaltadas para melhorar o acesso, muitas áreas ainda permanecem com pavimentação de cascalho, especialmente nos trechos mais ao sul. Isso pode tornar a condução desafiadora, especialmente em condições climáticas adversas.
Principais atrações da região cortada pela Carretera Austral
Os maiores destaques da Região são as Capillas de Mármol no Lago General Carreira, a navegação pelos Fiordes até a Laguna e Glaciar San Rafael, o Parque Queulat, com destaque especial para o Ventisquero Colgante. Tudo isto emoldurado pela majestosa Cordilheira dos Andes, que se encarrega de dar o toque de classe e de emoção.
As fantásticas Capillas de Mármol
Chega-se lá percorrendo a Carretera Austral até a cidade de Puerto Tranquilo, que fica às margens do Lago General Carrera, e é de onde saem os barcos para visitar a espetacular atração de Aysén. Esse Lago localiza-se na fronteira e se estende pelo território Argentino, quando passa a se chamar Lago Buenos Aires.
Em Puerto Río Tranquilo, saem os passeios de barco para as Capillas de Mármol. As saídas são frequentes e duram cerca de 1 a 2 horas, dependendo das condições climáticas e do tipo de passeio.
Foto: Capilla del Mármol | Lago General Carrera
As Capillas de Mármol ou Catedrais de Mármore, são formações minerais de carbonato de cálcio localizadas no Lago General Carrera. Essa obra-prima da geografia é fruto de muitos anos de erosões provocadas pelo movimento das águas do Lago.
Um “Santuário Natural”, declarado monumento nacional chileno em 1994. A Melhor Época para visitar as Capillas é a primavera e o verão (de novembro a março) são ideais devido ao clima mais ameno e à cor vibrante das águas.
Foto: Capilla del Mármol | Lago General Carrera
Laguna e Glaciar San Rafael
Apesar de não estar a beira da Carretera Austral, não poderíamos deixar de mencionar e visitar esse santuário natural. Para visitar essa atração, um confortável catamarã parte de Puerto Chacabuco às 08:00h, e navega por 4:30h pelos fiordes até a Laguna e Glaciar San Rafael. A viagem é longa, mas a paisagem é de tirar o fôlego, o que faz a gente querer que não chegue nunca.
Quanto mais o tempo passa mais bonito vai ficando a paisagem com a sequência de cerros da Cordilheira dos Andes ao redor. É comum nessa região você viver as quatro estações do ano em menos de 30 minutos, o tempo vira em um piscar de olhos o tempo todo.
Quando menos se espera o sol desaparece, o tempo fica nublado, cai granizo e cai muita neve também! Mas aproveite na hora que o sol sai para observar o tom de azul dos blocos de gelo que se desprenderam do Glaciar. Algo inesquecível.
No retorno, as cerca de 4:30 horas de navegação, a emoção dá lugar a uma grande farra! Whisky com gelo milenar, petiscos e uma equipe de animadores que não deixam ninguém sentir o tempo passar.
Parque Nacional Queulat e o seu Ventisquero Colgante, no coração da Cerretera Austral
Com uma superfície de mais de 150 mil quilómetros quadrados, o Parque é formado por um bosque temperado costeiro chuvoso, dois Campos de Gelo, sete Geleiras, muitas montanhas, rios e lagos, um dos mais belos de Aysén. O ponto alto é o Ventisquero Colgante, Puyuhuapi, um Glaciar pendente à beira do Lago Témpanos.
A caminhada até o Lago é feita por uma trilha curta, que segue em meio ao bosque e beirando um rio. O grau de dificuldade médio-baixo, ou seja, um pouco puxada para os com pouco preparo físico. Mas vale o esforço. Um passeio de bote pelo Lago é fundamental para uma visão do Glaciar mais de perto.
Caleta Tortel
A Caleta Tortel também nos ofereceu uma paisagem de tirar o fôlego, as passarelas de madeiras sobre o Rio Baker dão um charme especial um “pueblo costeiro” nesta região de ilhas, canais, vales e glaciares.
Enseada Perez e Águas Termais
Suas piscinas naturais são um dos atrativos dessa região, que se localiza próximo a Puerto Chacabuco, do Fiorde Aysén, do Vulcão Macá e do Monumento Natural Cinco Hermanas.
Quer conhecer essa deslumbrante região? Gostou dessa ideia? Que tal solicitar um roteiro personalizado para sua próxima viagem pela Patagônia?
Podemos personalizar um passeio especialmente para você, com sua família, seus amigos ou mesmo sozinho. Realizaremos um roteiro para Patagônia Chilena ou Argentina na medida do que você precisa.
Classificados Grátis
agosto 23, 2024 no 12:23 pm
Sou a Gabriella Barbosa Rocha, gostei muito do seu artigo
tem muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Ana Briote
setembro 12, 2024 no 6:02 pm
Olá Gabriella, tudo bom? Muito obrigada pelo seu comentário, ficamos muito felizes que tenha gostado.