Siga-nos na rede

Argentina

Lugares sedutores e secretos na Patagônia Chilena e Argentina

Publicado

no

Paisagem primaveril no Parque Nacional Los Alerces, com flores silvestres no primeiro plano e montanhas ao fundo, na Patagônia Argentina.
O Parque Nacional Los Alerces floresce na primavera, combinando as cores de flores e das montanhas.

A Patagônia é uma das regiões mais fascinantes e remota do planeta. Seja pela beleza abundante, pela diversidade de paisagens ou pelas experiências únicas que oferece, do turismo de aventura ao de contemplação; ela conquista o coração de quem a visita.

A Patagônia, de fato, apresenta uma ampla oferta turística, atendendo, assim, a todos os gostos e possibilidades. Além disso, há sempre algo novo para descobrir, mesmo para aqueles que já estiveram lá antes. Na verdade, muitos desconhecem essa diversidade e, por isso, não imaginam que possam realizar várias viagens à região e, em cada uma delas, explorar lugares completamente diferentes.

Vulcão Osorno com seu cume coberto de neve ao fundo, refletido nas águas calmas do lago na Patagônia Chilena.
O majestoso Vulcão Osorno, espelhado nas águas tranquilas do lago, é um dos cenários mais icônicos da Patagônia Chilena.

Aqui destacamos 10 lugares charmosos, marcantes e únicos a serem explorados, não deixe de conhecê-los. São atrações curiosas, encantadoras e fora do óbvio. Para saber mais sobre elas entre em contato.

Já fui uma vez: posso dizer que conheço a Patagônia?

É comum ouvir, especialmente de quem visitou a Patagônia uma única vez, tendo realizado um roteiro clássico, mas certamente arrebatador, que já conhece a Patagônia e, portanto, não precisa voltar!

Quando passam a conhecer as inúmeras possibilidades – cenários quase inexplorados e experiências impactantes, a surpresa é inevitável, e é usual ouvir a pergunta:  “Como eu não sabia disso?” ou mesmo a expressão: “Puxa, o que eu estou perdendo!”

Puerto Manzano, uma península encantadora cercada por águas cristalinas e vegetação nativa em Villa la Angostura, na Patagônia Argentina.
Puerto Manzano encanta com suas belas paisagens, onde o encontro da natureza e da tranquilidade cria um refúgio perfeito na Patagônia Argentina.

Por que visitar a Patagônia Chilena e Argentina várias vezes?

A grande notícia é que a Patagônia está bem mais acessível do que muita gente imagina.

Apesar de ser remoto, com muitas áreas ainda intocadas, contudo, para nós brasileiros, a Patagônia Chilena e a Argentina estão por perto. Além disto, é bem mais barato do que visitar a Europa, os Estados Unidos e a Asia.

Se, por acaso, você ainda não se convenceu, então descubra lugares secretos e curiosos que, certamente, farão qualquer dúvida desaparecer de imediato.

As imponentes Torres del Paine ao fundo, com um rio serpenteando pela paisagem no Parque Nacional Torres del Paine, Patagônia Chilena.
As Torres del Paine formam um cenário impressionante, emolduradas pelo rio que atravessa o Parque Nacional.

Patagônia Chilena ou Argentina? Poque não as duas?

Que tal, afinal, explorar os dois lados da Patagônia em uma viagem única? Realizar, portanto, uma Travessia Andina não é apenas uma maneira eficiente, mas também uma opção interessante, que, além disso, combina as riquezas culturais e as diversidades paisagísticas da Patagônia Chilena e Argentina de forma única.

A região guarda histórias e cenários que surpreendem em cada canto: desde um dos menores rios do mundo até árvores milenares com quase 3.000 anos de idade, passando por bosques mágicos, habitados por “fadas e duendes” e campos de tulipas dignos de uma pintura de Van Gogh. Prepare-se para explorar curiosidades tão únicas quanto encantadoras!

Grupo reunido na margem do lago ao longo do Caminho dos 7 Lagos, rodeado por montanhas e vegetação nativa na Patagônia Argentina.
Uma pausa especial à beira de um lago no Caminho dos 7 Lagos, onde a natureza da Patagônia proporciona momentos inesquecíveis.

Em nossas viagens – de norte a sul e, também, de leste a oeste – estamos sempre buscando conhecer, não apenas os lugares clássicos e óbvios, mas também aqueles que vão além. Assim, buscamos constantemente lugares secretos, diferentes e, ao mesmo tempo, de grande relevância natural e cultural. Portanto, para fim de inspirar você, selecionamos alguns desses recantos especiais para aqui compartilhar.

5 lugares curiosos e sedutores na Patagônia Argentina

Localizada ao sul da Argentina, entre a Cordilheira dos Andes e o Oceano Atlântico, a Patagônia Argentina Andina apresenta um clima mais seco, com grandes áreas planas de estepes e com muitos tesouros naturais escondidos.

Vista de Puerto Varas, com o Lago Llanquihue em primeiro plano e o Vulcão Osorno ao fundo, na Região dos Lagos, Chile.
Puerto Varas encanta com seu cenário: o Lago Llanquihue e o imponente Vulcão Osorno compondo uma paisagem harmoniosa.

Holanda? Não, é bem mais perto! Campo de Tulipas – Trevelin – Província de Chubut

O campo de tulipas, em Trevelin, traz o charme das paisagens holandesas para os pés dos Andes. Um espetáculo colorido que floresce no início na primavera, cercado pela beleza única da Patagônia.

O charme de um dos rios mais curto do mundo | Rio Correntoso – Villa la Angostura – Província de Neuquen

Com apenas 200 metros de extensão, o Rio Correntoso liga o Lago Correntoso ao Lago Nahuel Huapi. Suas águas cristalinas e as fortes correntes criam um espetáculo natural único na Patagônia.

Rio Correntoso, com suas fortes correntes e paisagem deslumbrante, conectando o Lago Correntoso ao Lago Nahuel Huapi na Patagônia Argentina.
Com apenas 200 metros de extensão, o Rio Correntoso impressiona pela cor de suas águas e pela beleza da paisagem que o cerca.

Bosque de Bonsai, um pedaço do Japão escondido nos Andes | Parque Nacional Lanin – Província de Neuquen

O Bosque de Bonsai, por sua vez, surgiu devido ao solo vulcânico resistente, que, além de limitar o crescimento das raízes, é influenciado pelas condições climáticas severas dos Andes. Esses fatores, quando combinados, fazem com que as árvores cresçam lentamente e, assim, parecem verdadeiros bonsais naturais. Dessa forma, o local se transforma em um cenário de serenidade e beleza rara, que encanta a todos os visitantes.

Bosque de Bonsai, com árvores de crescimento lento e formato único, em meio às paisagens montanhosas do Parque Nacional Lanín, Província de Neuquén.
O Bosque de Bonsai, no Parque Nacional Lanín, é um cenário raro onde a natureza esculpe suas próprias obras de arte.

Direto da Patagônia para as telas de Walt Disney | Bosque de Arrayanes – Villa la Angostura – Província de Neuquen

Com suas árvores de troncos alaranjados e formas peculiares, o Bosque de Arrayanes é tão mágico que dizem ter inspirado Walt Disney na criação do desenho do Bambi. Localizado na Península de Quetrihué, esse é um passeio que desperta a imaginação.

Bosque de Arrayanes em Villa la Angostura, com suas árvores únicas e atmosfera mágica, na província de Neuquén, Argentina.
O Bosque de Arrayanes, em Villa la Angostura, é uma alegria natural com suas árvores singulares e trilhas encantadoras.

Os guardiões eternos da Patagônia | Parque Nacional los Alerces – Esquel – Província de Chubut

Neste Parque, por sua vez, encontramos os gigantes alertas, árvores milenares com mais de 2.600 anos. Dessa forma, elas se tornam testemunhas vivas da história natural da região e, além disso, representam um dos grandes tesouros da Patagônia Argentina.

Para saber mais sobre estas atrações entre em contato.

5 lugares curiosos e sedutores na Patagônia Chilena

Localizada ao sul do Chile, entre a Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico, a Patagônia Chilena apresenta um clima mais úmido, principalmente devido à influência do Oceano. Além disso, trata-se de uma costa muito recortada, repleta de fiordes. Um convite à contemplação, ao romance e à aventura. Abriga também vulcões ativos, florestas mágicas, habitadas por “fadas e duendes” e tudo mais que sua imaginação puder alcançar.

Campos verdesjantes em Aysén com montanhas nevadas ao fundo, compondo uma paisagem que mistura tranquilidade e grandiosidade na Patagônia Chilena.
Os campos verdes de Aysén se contrastam com a imponência das montanhas nevadas, criando um cenário inesquecível.

Os Fiordes: um toque de Noruega no Fim do Mundo | Região de Aysén e de Magalhães

Os fiordes chilenos, com suas águas geladas cercadas por montanhas imponentes que mergulham diretamente no mar, de fato, lembram os famosos fiordes noruegueses. Assim, esse espetáculo natural único resultado de uma combinação fascinante de glaciares, montanhas, florestas intocadas e, além disso, a beleza selvagem que só a Patagônia pode oferecer.

Fiordes da Laguna San Rafael, com montanhas majestosas e águas calmas na região de Aysén, um dos destinos mais impressionantes da Patagônia Chilena.
A Laguna San Rafael, cercada por fiordes e montanhas imponentes, é um espetáculo natural que define a grandiosidade de Aysén.

A Toscana da Patagônia: um encanto em Aysén | Região de Aysén

A região surpreende com colinas onduladas e paisagens bucólicas que remetem à charmosa Toscana. Cercada por montanhas e fiordes, é um destino que mistura tranquilidade e exuberância.

Paisagem bucólica na região de Aysén, com vegetação abundante e montanhas ao fundo, remetendo à atmosfera da Toscana.
A paisagem de Aysén, com seus vegetação e topografia, remete ao charme da Toscana, mas com a alma única da Patagônia.

Catedral de Mármore em águas azuis | Região de Aysén

As Capillas de Marmol (Catedrais de Mármore) são formações minerais de carboidrato de cálcio localizadas no Lago General Carreira. Esta obra prima da natureza é fruto de muitos anos de erosão provocadas pelo movimento das águas do Lago.

Capillas de Mármol, formações rochosas esculpidas pela erosão, emergindo das águas do Lago General Carrera, na Patagônia Chilena.
As Capillas de Mármol são uma obra-prima da natureza, moldadas ao longo dos anos pelo movimento das águas do Lago General Carrera.

O charme nórdico no coração da Patagônia Chilena | Arquipélago de Chiloé – Região dos Lagos

As igrejas de Chiloé, sendo 16 delas reconhecidas como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, destacam-se por sua arquitetura em madeira e técnicas construtivas tradicionais, que, aliás, referem-se às igrejas medievais nórdicas, conhecidas como stavkirker na Noruega. Além disso, essas construções misturam características europeias, trazidas pelos jesuítas, com elementos dos povos nativos originários. Dessa maneira, esses templos singulares conseguem combinar fé e cultura chilotas, harmonizando-se, ao mesmo tempo, de forma perfeita com as paisagens únicas da Patagônia Chilena.

Uma das icônicas joias de madeira de Chiloé, patrimônio da humanidade, com arquitetura que combina influências europeias e nativas, na Patagônia Chilena.
As igrejas de Chiloé, Patrimônio da Humanidade, refletem a rica fusão de tradições europeias e nativas em um cenário único da Patagônia Chilena.

O refúgio secreto das fadas e duendes | Reserva Biológica de Huilo Huilo – Região dos Rios

Uma floresta, envolta em mistérios e lendas, conta histórias fascinantes sobre seres mágicos, como fadas e duendes. Assim, entre árvores cobertas de musgo, riachos que fluem com águas cristalinas e uma vegetação que é, sem dúvida, exuberante, o ambiente transporta os visitantes para um mundo de fantasia e, ao mesmo tempo, puro encantamento.

Refúgio secreto das fadas e duendes, uma área encantadora cercada por vegetação exuberante e elementos místicos na Reserva Biológica de Huilo Huilo, Chile.
O refúgio das fadas e duendes em Huilo Huilo é um espaço mágico que transporta os visitantes para um universo encantado.

Para saber mais sobre estas atrações entre em contato.

Roteiros conjugados na Patagônia Chilena e Argentina com estes lugares curiosos e sedutores

Algumas possibilidades de roteiros conjugados, partindo do Chile para a Argentina ou vice-versa, que você pode encontrar neste Blog e no Site.

. De Pucon a San Martin de los Andes:

Reserva Biológica de Huilo Huilo – “O refúgio secreto das fadas e duendes”, Chile, e Parque Nacional Lanín – Bosque de Bonsai, um pedaço do Japão escondido nos Andes, Argentina.

. De Puyeué a Villa la Angostura:

Das Águas termais no Chile ao charme de um dos rios mais curto do mundo – Rio Correntoso – Villa la Angostura. No percurso, a oportunidade de conhecer um dos trechos considerados um dos mais belo da Ruta 40, que corta a Argentina de norte a sul:  o Caminho dos 7 Lagos, de Villa la Angostura a San Martin de los Andes.

Paisagem de um roteiro entre Puyehue, no Chile, e Villa la Angostura, na Argentina, com montanhas, lagos e vegetação exuberante ao longo do trajeto do trajeto.
A travessia de Puyehue a Villa la Angostura oferece paisagens deslumbrantes, onde uma natureza exuberante conecta o Chile e a Argentina.

. De Esquel a Futaleufú:

“Os guardiões eternos da Patagônia”, no Parque Nacional Los Alerces, os alerces milenares impressionam com sua grandiosidade. A região oferece florestas densas, lagos e rios deslumbrantes. Em Futaleufú, no Chile, o rio homônimo é um paraíso para o rafting, com reconhecimento internacional. Em outubro, Trevelin, na Argentina, encanta com o vibrante do “Campo de los Tulipanes”, a maior plantação de tulipas a céu aberto da América do Sul.

. Do Arquipélago de Chiloé a Bariloche:

O charme nórdico no coração da Patagônia Chilena”, ao visitar as Igrejas de Chiloé, situadas em diversa ilhas do Arquipélago, não perca a oportunidade de realizar uma travessia andina tornando sua viagem mais completa. Do mar à Cordilheira dos Andes, curta a cultura chilota e a natureza andina numa mesma viagem. Uma sugestão é a Travessia Andina de Puerto Varas a Bariloche, feita exclusivamente por via terrestre, cruzando a Cordilheira dos Andes.

Roteiro que conecta as Igrejas de Chiloé, no arquipélago chileno, com a Travessia Andina terrestre entre Puerto Varas e Bariloche, passando pela Cordilheira dos Andes.
Cachoeira na Cordilheira dos Andes, próximo a Puyehue na Travessia Andina entre Puerto Varas e Bariloche

Todo dia é dia, toda hora é hora

Não importa se são férias, feriados ou, até mesmo, uma data especial, pois a Patagônia Chilena e Argentina estão sempre prontas para serem exploradas. Assim, ao planejar sua próxima viagem, você poderá se deixar encantar, não apenas por suas paisagens deslumbrantes, mas também por sua cultura rica e autêntica, tornando este um dos destinos mais surpreendentes e, ao mesmo tempo, fascinantes do mundo.

Embarque numa viagem para a Patagônia Chilena e Argentina

Não perca tempo! Em sua próxima viagem considere a beleza patagônica e viva experiências inesquecíveis. Entre em contato agora e monte sua viagem personalizada ou consulte nossos serviços de roteiros detalhados.