Buenos Aires: dicas na Recoleta que vão fazer você se apaixonar pelo bairro mais aristocrático da cidade
Recoleta é um bairro muito especial, rico em história e modernidade. Mas é também um bairro que vive se reinventando, lançando tendências que encantam e deixam na gente a vontade de voltar. Organizamos, então, várias dicas com itinerários para fazer a pé, temas culturais, arquitetônicos e gastronômicos, que vão ajudar você a viver momentos únicos e diferentes. São lugares que amamos e queremos que você se encante também.
A Recoleta continua apaixonante, com verdadeiras jóias arquitetônicas e culturais, que se inspiram em modelos europeus, principalmente o francês. Mesmo com o nítido empobrecimento da população e a constatação de que os dias de glamour já não são os mesmos, ela continua arrebatadora. Em Buenos Aires: dicas na Recoleta vamos mostrar por quê.
Certamente, a arquitetura europeia e o ar aristocrático, continuam mantendo viva a chama da paixão de quem a visita.
Este é um bairro residencial, cultural, turístico, gastronômico e de muito verde.Perfeito para se percorrer a pé, já que assim fica fácil entender, entre seus palácios e prédios residenciais, como também perceber como a Argentina já foi um país muito rico e de muito bom gosto.
Muitos palácios viraram embaixadas, como o Palácio Pereda, embaixada do Brasil, o Palácio Anchorena, embaixada do Vaticano – Nunciatura Apostólica, e o Palácio Ortiz Basualdo, embaixada da França.
E outros viraram hotéis de luxo como o Palácio Duhau, hoje Hotel Park Hyatt, e a Mansão Alzaga Unzué, que o Hotel Four Seasons incorporou ao seu complexo, servindo de local para eventos de luxo.
Buenos Aires: dicas na Recoleta, 3 itinerários para fazer a pé
Um bom ponto de partida para se conhecer o bairro a pé é o famoso Café La Biela, esquina de Avenida Quintana com Peatonal Ortiz. Esse centenário estabelecimento é um Café Notable e patrimônio cultural da cidade. Assim, uma paradinha para um café certamente já faz parte da programação cultural.
A partir desse ponto, por qualquer direção que você seguir, provavelmente lhe virá uma pontinha de inveja e pensará “por que não temos um bairro como esse no Brasil”?
1° Itinerário a pé de Buenos Aires: dicas na Recoleta
Em frente ao Café La Biela, atravessando a praça, encontraremos três atrações clássicas do bairro:
. Cemitério da Recoleta, sim, visitar um cemitério, e não só para rezar por Evita que descansa lá! Além disso, principalmente, apreciar a impressionante arquitetura e a riqueza dos mausoléus é, sem dúvida, um verdadeiro luxo.
. Igreja do Pilar e Convento dos Padres Recoletos, construído em 1732, que deu origem ao nome do bairro.
. Centro Cultural Recoleta, o prédio também é de 1732 e lá acontecem concertos, aulas e exposições.
Após visitar essa trilogia, continuar o passeio pela rua de pedestre Peatonal Ortiz e a Calle Vicente Lopes é uma boa pedida. Nela muitas são as opções para drink, sorvetes e cafés e de quebra pode dar uma passadinha no renovado Shopping Recoleta Mall.
2° Itinerárioa pé de Buenos Aires: dicas na Recoleta
Outra possibilidade de passeio, é caminhar pela Avenida Alvear. Tomando como ponto de partida o Café La Biela, desça, no sentido do Rio da Prata, uma quadra pela Peatonal Ortiz até chegar na Avenida. Não hesite em percorrer a Avenida inteira até a Plazoleta Carlos Pellegrini. O trajeto, com aproximadamente 600 metros, certamente vai fazer você perder o fôlego, no entanto, não pela distância, mas sim pelas belezas e surpresas do caminho.
Na primeira esquina já encontramos o majestoso Hotel Alvear Palace, algo como o Copacabana Palace portenha. Portanto, não deixe de entrar, tirar fotos, além disso, experimentar o brunch dominical ou, se preferir, simplesmente tomar um drink. Para este drink, a melhor opção é o Alvear Roof Bar e do terraço curtir a vista panorâmica da Recoleta e Rio da Prata.
Seguindo pela Avenida Alvear por mais duas quadras, três mansões tomam a quadra inteira.
. Mansão Maguire, construída no século 19
. Palácio Duhau que hoje é o Hotel Park Hyatt
. Palácio Anchorena, embaixada do Vaticano
Você já percorreu metade do caminho e nem percebeu, não é verdade?
Embaixada Brasileira
Falta pouco para acabar e já vai dando pena, né? No entanto, não se preocupe, pois o final será apoteótico. Caminhando mais uma quadra e meia chega-se a Plazoleta Carlos Pellegrini. E lá está o imponente Palácio Pereda, que abriga a embaixada do Brasil.
Na esquina da Avenida Cerrito está o prédio do Jockey Club, onde já dá para avistar o Palácio Alzaga Unzué, no Hotel Four Seasons. Um pouco mais a frente, tomando uma pequena quadra, o estupendo Palácio Ortiz Basualdo, a embaixada da França.
3° Itinerário a pé de Buenos Aires: dicas na Recoleta
Uma outra possibilidade maravilhosa de passeio, mesmo que seja um pouco mais longa, é ir caminhando até o Malba – Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires. No entanto, o museu encontra-se já em Palermo. Dessa forma, caminha-se mais, porém, é um trajeto tranquilo e pitoresco.
O itinerário começa, portanto, no nosso Café La Biela. A essa altura, já temos intimidade para chamá-lo assim, não é mesmo? Desça até a Avenida Libertador.
Uma sugestão é iniciar o tour com um toque cultural, visitando o Museu Nacional de Belas Artes. O Museu possui um rico acervo com obras de Picasso, Rembrandt, El Greco, Rodin, Modigliani, Manet, Berni, Gauguin e Van Gogh.
Museu de Arte Decorativo – Palácio Errázuriz
Seguindo pela Avenida Libertador, no número 1902, você vai encontrar o Museu de Arte Decorativo, no Palácio Errázuriz, que lhe surpreenderá. Eles formam uma outra joia da cidade, com uma linda arquitetura, um excelente acervo e, de quebra, ainda é possível fazer um brunch nos jardins do Palácio.
Continuando o passeio, siga pela Calle Mariscal Ramón Castillae, para chegar até a Avenida Figueroa Alcorta, paralela à Avenida Libertador. Nesse lindo trajeto, outros tantos palácios que servem de embaixada a diversos países surgirão. Caminhando mais duas quadras lá está o MALBA.
Malba – Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires
Finalizar o passeio nesse espaço cultural é um luxo, visto que a quantidade de obras relevantes dos mais prestigiados artistas latinos é de impressionar, como, por exemplo, Frida Kahlo, Tarsila do Amaral, Lygia Clark, Diego Rivera, Antonio Berni e Torres García.
Conforme mencionamos antes, qualquer direção que você se aventurar pela Recoleta será bem-sucedida. Portanto, guarde um tempo de sua viagem e se perca entre suas ruas, já que é uma experiência realmente maravilhosa.
Buenos Aires: dicas na Recoleta, onde comer
Restaurantes de valor alto
No bairro estão dois premiados restaurantes pela avaliação da Latin America’s 50 Best Restaurants, considerado hoje o Oscar para os restaurantes.
Na lista de 2024 o Aramburu ficou em 40º lugar e também ganhou 2 estrelas do Guia Michelin. O restaurante tem um horário de atendimento bem restrito. Portanto, fique atento, além disso, programe-se com antecedência e não se esqueça de fazer uma reserva antes de ir.
Por outro lado, o Elena ficou em 72º lugar e está na lista do Guia Michelin, e ainda como fica no Hotel Four Seasons, tem um horário mais amplo. Entretanto, mesmo assim, não deixe de fazer uma reserva, pois costuma lotar.
Restaurante de valor intermediário
O simpático Restaurante Fervor Brasas de Campo y Mar em um casarão na Calle Posadas, 1.519. O restaurante também está na lista do Guia Michelin, e serve tanto carnes nobres quanto frutos do mar e tudo feito na brasa, como manda a tradição argentina. Além dessas delícias, tem também uma excelente carta de vinhos.
Restaurante de valor econômico
Para quem deseja economizar, sem passar fome e comer bem, uma pedida certeira no bairro é o El Sanjuanino, na Calle Posadas, 1.515. Ficou famoso por suas empanadas, mas ela vai muito além, com boas opções de carne e massas.
Buenos Aires: dicas na Recoleta, onde ficar
Hotéis de valor alto – 5 estrelas
Os já mencionados hotéis que ficam em prédios históricos como Alvear, Park Hyatt e Four Seasons são ótimas opções e com localizações excelentes.
Hotel de valor intermediário – 4 estrelas
O Hotel Loi Suites é uma opção espetacular, chega perto de ser um 5 estrelas, mas vamos dizer que é um 4 estrelas superior. Um hotel com atenção aos detalhes, café da manhã maravilhoso e mimo ao hóspede. Uma dica certeira no coração e ponto nobre da Recoleta.
Hotel de valor econômico – 3 estrelas
O Ayres de Recoleta Plaza é uma apart que tem uma localização maravilhosa, quarto grande, equipado com cozinha, preços econômicos para a região, mas não tem café da manhã e serviço de restaurante.
Quer mais dicas de Buenos Aires?
Se você vai visitar a Argentina e deseja um roteiro com uma programação em Buenos Aires fora do óbvio, ou em outros destinos do país, entre em contato que te levaremos lá, montando uma viagem com experiências do início ao fim alinhando com seus gostos e expectativas.
Gostou dessa ideia? Que tal solicitar um roteiro personalizado para sua próxima viagem?
Pingback: Buenos Aires fora do óbvio: dicas para uma viagem inesquecível
Sandra Lamarca
março 10, 2023 no 9:30 pm
Viagem espetacular com companhia de otima qualidade com assistência perfeita.
Ana - Minha Viagem Turismo
maio 15, 2023 no 2:34 pm
Muito obrigada Sandra, você sabe o carinho que organizamos as viagens.
Breve embarcaremos em mais uma.
Sandra Lamarca
março 10, 2023 no 9:30 pm
Viagem espetacular com companhia de otima qualidade com assistência perfeita.
Ana - Minha Viagem Turismo
maio 30, 2024 no 10:11 pm
Quel legal Sandrinha,foi uma viagem incrível, lugar show e grupo nota 1.000
juan
abril 6, 2024 no 11:54 am
gostei muito do seu site parabéns. I like so much your
website, verygood content. i will follow you 🙂
Ana - Minha Viagem Turismo
abril 7, 2024 no 1:43 pm
Muito obrigada Juan, seu comentário nos alegra muito.
mateus
maio 16, 2024 no 5:38 pm
your website is very good, I really liked the content
muito bom o seu site gostei muito do conteúdo
Ana - Minha Viagem Turismo
maio 30, 2024 no 10:08 pm
Muito obrigada Mateus, seu comentário é muito importante para nós
vinicius
maio 30, 2024 no 9:21 pm
gostei muito do seu site parabéns. I like so much your
website, verygood content. i will follow you 🙂
Ana - Minha Viagem Turismo
maio 30, 2024 no 10:10 pm
Vinicius, que ótimo que gostou, muito obrigada pelo feedback
Clique Aqui Para Emagrecer
julho 9, 2024 no 12:14 am
Sou a Marisa Cavalcanti, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.
Site: https://liftdetoxemagrece.com.br/
Ana - Minha Viagem Turismo
julho 9, 2024 no 5:27 pm
Olá Marisa, ficamos felizes que tenha gostado de nosso conteúdo.