Argentina
El Calafate: o que fazer, além do convencional
Published
2 meses agoon
Se você está procurando um lugar onde a natureza realmente impressiona, El Calafate é o destino certo. No sul da Patagônia Argentina, essa cidadezinha peculiar e seus arredores oferecem uma oportunidade única de se conectar com a essência da Patagônia.
Este é um lugar onde o contato com a natureza acontece de forma espontânea, revelando paisagens que despertam a curiosidade e nos inspiram a desvendar cada detalhe.
O Glaciar Perito Moreno, um dos maiores espetáculos naturais do mundo, é o grande destaque, complementado por passeios incríveis pelo Lago Argentino, que levam você à contemplação de outros glaciares famosos.
Então, imagine-se diante de geleiras colossais, sentindo uma brisa gelada, contemplando montanhas cobertas de neve e navegando pelas águas azul profundo do Lago Argentino. A partir daqui, é possível vivenciar a grandiosidade desse canto do mundo, descobrindo belezas desta natureza remota que ultrapassam aquilo que os roteiros tradicionais costumam apresentar.
Que tal visitar essa região e conhecer de perto segredos da Patagônia?
Maravilhas do Parque Nacional Los Glaciares
O Glaciar Perito Moreno está situado dentro do Parque Nacional Los Glaciares, que foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1981. Esse Parque destaca-se por sua vasta área repleta de glaciares, florestas e montanhas emblemáticas.
Além do Glaciar Perito Moreno, o Parque abriga outras geleiras impressionantes, como a Upsala, a Spegazzini e a Viedma.
Embora menos conhecidos, esses glaciares, entre muitos outros, são essenciais para a compreensão da história geológica da região e juntos formam o Campo de Gelo Sul.
O Campo de Gelo Sul, por sua vez, se destaca por cobrir cerca de 16.800 km², tornando-se a terceira maior massa de gelo do mundo, depois das vastidões da Antártida e da Groenlândia. Atravessando parte da Cordilheira dos Andes, ele conecta Argentina e Chile, moldando as características naturais da região.
Fauna e flora da Patagônia Argentina
A fauna é rica e abriga espécies impressionantes como o condor, o puma, o guanaco, o huemul e o nandu-de-darwin. Também a flora se destaca pela diversidade, com árvores nativas como a lenga, o ñire e o coihue, e coníferas, como o cipreste-da-patagônia. Já na estepe, predominam arbustos como o neneo e o coirón, que completam a beleza desse ecossistema único.
Esse cenário único de geleiras, montanhas, florestas e de vastas áreas de estepe pode ser explorado em passeios de barco, caminhadas, trilhas ou expedições. Desta forma você pode viver uma experiência imersiva completa da diversidade natural da Patagônia Andina.
Quando visitar El Calafate
A melhor época para desfrutar El Calafate varia conforme a experiência que você busca.
Verão
No verão, especialmente entre janeiro e fevereiro, os dias mais longos e as temperaturas mais amenas tornam as atividades ao ar livre mais convidativas. Por isso, essa estação é excelente para explorar a região. No entanto, como o número de turistas aumenta significativamente, as atrações ficam mais disputadas e os preços tendem a subir.
Inverno
O inverno em El Calafate pode ser uma experiência desafiadora. Apesar da cidade ficar mais vazia e com menos turistas – o que pode parecer uma vantagem – muitos estabelecimentos fecham e algumas atividades não são realizadas. Portanto, leve esses pontos em consideração ao planejar a viagem.
O período só faz sentido se você combinar a visita com Ushuaia, onde as atividades de inverno, como a estação de esqui Cerro Castor, estão a pleno vapor. Como El Calafate não possui estação de esqui, o turismo por lá acaba sendo limitado durante a temporada de inverno.
Primavera e Outono
Tanto a primavera quanto o outono são boas alternativas para quem prefere um frio menos intenso, um ambiente mais tranquilo, com um número de visitantes bem inferior ao verão, e preços mais acessíveis. Isto torna a viagem mais econômica, sem comprometer as experiências incríveis de El Calafate.
Estas estações são ideais para enriquecer a viagem com a uma travessia andina e visitar o parque Nacional de Torres del Paine, no Chile, na mesma viagem. Assim, se aproveita as atrações mais tranquilamente e com paisagens com que ganham novas cores, sejam outonais ou primaveris.
Como chegar a El Calafate
A maneira mais fácil de chegar a El Calafate é também a mais prática, o avião. O Aeroporto Internacional de El Calafate recebe voos diretos de Buenos Aires, Ushuaia e Córdoba. O voo desde Buenos Aires dura cerca de três horas.
Dependendo da cidade de onde você sai no Brasil, é possível chegar a El Calafate no mesmo dia, sem precisar pernoitar em Buenos Aires. Isso facilita bastante o planejamento da viagem e otimiza o tempo.
Ao desembarcar no aeroporto de El Calafate, você estará a apenas 20 minutos do centro da cidade, seja de carro ou táxi, tornando a chegada prática e rápida.
O que fazer em El Calafate
Como já mencionamos, a principal atração de El Calafate é o Parque Nacional Los Glaciares, lar do famoso Glaciar Perito Moreno. Este é um dos poucos glaciares no mundo que ainda avança, criando cenas incríveis do rompimento de blocos de gelo.
Glaciar Perito Moreno
A grande estrela do Parque, o Glaciar Perito Moreno, não é nada tímida e adora ser o centro das atenções.
De maneira lenta e constante, o Glaciar, em algumas partes, avança a uma taxa de aproximadamente 2 metros por dia. A movimentação se dá devido à força da gravidade e pela pressão do gelo acumulado. Assim, você terá a chance de ouvir o som estrondoso do gelo se partindo, o que é muito peculiar!
Você pode aproveitar um passeio de barco pelo Lago Argentino para ver o Glaciar de ângulos diferentes. E, para os mais aventureiros, há a opção de fazer um trekking sobre o gelo, proporcionando uma conexão ainda mais intensa com a natureza.
A famosa geleira pode ser apreciada de três ângulos diferentes e todos de beleza única. Então, se você tiver oportunidade, experimente ver o Glaciar das três formas, pois é impossível escolher qual é a mais impactante!
Perito Moreno visto de frente e de cima – Passarelas
Uma forma de visitar o Glaciar é percorrendo as passarelas, onde você pode admirar o Glaciar Perito Moreno de cima e de frente. Esse percurso oferece uma visão completa de sua extensão e grandiosidade, permitindo que você aprecie cada detalhe dessa impressionante formação de gelo.
Perito Moreno visto de frente e debaixo – Braço Norte ou Braço Sul
Os outros dois ângulos para admirar o Glaciar Perito Moreno são pelo Braço Norte e pelo Braço Sul, através de passeios de barco. Nessa navegação, você se depara de frente com o gigante de gelo, o que proporciona uma emoção indescritível. Ver o Glaciar de tão perto e de cima abaixo, é algo inesquecível.
Essas navegações levam em média 1 hora e são operadas por empresas locais e acompanhadas por guias especializados.
A partir dessas diferentes perspectivas, você poderá observar as imponentes paredes de gelo de ângulos únicos e exclusivos. Dessa forma, o passeio se torna ainda mais grandioso e, além disso, oferece uma maneira mais integrativa de conhecer o Parque Nacional Los Glaciares. Portanto, é ideal para quem deseja explorar a região de maneira completa e, assim, vivenciar uma experiência inesquecível.
Lago Argentino: encantamento com os Glaciares de Upsala e Spegazzini
A navegação “Todos os Glaciares no Lago Argentino” é uma experiência fascinante, que permite explorar de perto os glaciares Upsala e Spegazzini. A embarcação oferece duas categorias: turística e VIP.
A categoria VIP fica no deck superior e proporciona embarque prioritário, menor número de passageiros e janelas panorâmicas. Além disso, há serviço de bordo com tábua de frios, vinho e almoço incluído.
O diferencial do VIP é marcante quando o barco se aproxima dos glaciares e todos saem da cabine em direção ao deck, para admirar e fotografar. Ali o espaço reservado garante que você possa registrar o momento com certa tranquilidade, sem filas, e capturar os melhores ângulos das impressionantes paisagens.
Durante o passeio, guias especializados explicam a história e a geografia da região enquanto você navega entre icebergs com formas peculiares. Esses blocos de gelo têm formas e cores únicas, que variam do branco aos mais variados tons de azul.
Você verá muitos témpanos que são pequenos blocos de gelo que se desprendem dos glaciares e flutuam perto das geleiras completando uma experiência visualmente impactante.
Imersão autêntica em uma estância patagônica
Deveria ser obrigatório para quem vai a Patagônia Argentina passar um dia em uma autêntica estância e saber como é a vida nessa remota região do planeta. Já fomos duas vezes na Estância Nibepo Aike por ela ficardentro do Parque Nacional los Glaciares e por oferecer um dia no campo bem “raiz”.
Pela manhã os visitantes podem participar da ordenha das vacas e à tarde, acompanhar o pastoreio das ovelhas. Além disso, há demonstrações do processo tradicional de tosquia mostrando a retirada da lã. O almoço é no estilo típico da Patagônia Argentina, com cordeiro assado em fogo de chão na estaca e acompanhamentos regionais.
Após as atividades rurais sugerimos continuar a aventura com o passeio “Glaciar Sur Pioneers”, que combina trilhas de dificuldade média por aéreas intocadas do Parque Nacional e navegação pelo Lago Argentino da Estância até o Braço Sul do Glaciar, chegando bem perto do paredão branco azulado.
O dia termina com o pôr do sol nas passarelas, quando o Parque já está fechado, oferecendo a rara oportunidade de vivenciar o local completamente vazio. Nesse momento, o silêncio e a beleza da paisagem se intensificam, tornando tudo ainda mais especial. Sem dúvida, é uma das experiências mais marcantes e inesquecíveis que se pode ter na Patagônia.
Centro científico e cultural das geleiras patagônicas
O Glaciarium é um centro cultural e científico dedicado às geleiras, com exposições audiovisuais temáticas e instrutivas sobre mudanças climáticas. Localizado a 6 km de El Calafate, oferece mostras de arte, fotografia e um filme 3D de alta definição. Traslados partem regularmente do centro da cidade facilitando o acesso a essa visitação enriquecedora e educativa.
Birdwatching – na Laguna Nimez: a fauna patagônica em seu habitat natural
Reserva Natural Laguna Nimez é imperdível para os amantes de – avistamento de pássaros, com uma grande diversidade de aves residentes e migratórias. Localizada a apenas 800 metros do centro de El Calafate, a reserva oferece uma trilha de fácil acesso de 3 km.
Além disso, o percurso é repleto de mirantes e observatórios. Dessa forma, os visitantes podem aproveitar vistas incríveis e, ao mesmo tempo, explorar a fauna e flora locais. Por conseguinte, isso torna o passeio ainda mais completo e ideal para quem deseja apreciar a natureza em diferentes perspectivas. Binóculos e guias de pássaros estão disponíveis garantindo uma observação especial da fauna local.
Cultura Tehuelche: uma viagem antropológica pela Patagônia
A “Nativo Experience” é uma excursão de meio dia em 4×4 pelas margens do Lago Argentino, combinando aventura e história. Focada na antropologia, o passeio leva você a entrar em contato com a cultura Tehuelche atravessando falésias e grutas milenares com vistas da Cordilheira dos Andes.
Além de contemplar pinturas rupestres, o tour termina com uma autêntica refeição patagônica, tornando a experiência ainda mais imersiva e inesquecível.
Onde comer em El Calafate
A culinária de El Calafate é rica em sabores autênticos da Patagônia Argentina, com destaque para o tradicional cordeiro patagônico, lentamente preparado para garantir uma carne macia e suculenta.
Se você é apreciador de carnes, esse é um prato imperdível. Ao passear pela Avenida San Martin, você verá diversos braseiros nos restaurantes, realçando o charme local.
Entre os restaurantes mais recomendados, o La Tablita é conhecido pelo seu cordeiro, enquanto os Mi Viejo e Casimiro Biguá são ótimas opções para uma autêntica parrilla argentina.
Se você prefere massas, o La Cocina é ideal, com criações regionais que surpreendem. E, claro, finalize com o saboroso sorvete de calafate, feito com a fruta típica da área, uma sobremesa que vale a pena provar.
Onde ficar em El Calafate
El Calafate oferece uma ampla gama de hospedagens, que vão desde opções luxuosas até hotéis de categoria intermediária. Para quem busca uma hospedagem exclusiva, o Eolo Patagonia Lodge é a escolha perfeita.
Com vistas panorâmicas deslumbrantes e serviços de alto padrão, esse é o local ideal para uma estadia luxuosa em meio às belas paisagens da Patagônia.
Para aqueles que preferem hotéis de categoria superior a sugestão é o Hotel Xelena e categoria intermediária, o Esplendor by Wyndham, duas ótimas opções. Eles combinam conforto, localização conveniente e preços acessíveis, sendo alternativas excelentes para quem busca qualidade sem gastar tanto.
Se o seu foco for economia, a cidade também conta com diversas pousadas e hostels, que oferecem acomodações simples e práticas. Essas opções se ajustam para quem deseja economizar sem abrir mão de certa comodidade e localização.
O que levar para El Calafate
A temperatura é em geral baixa, então, estar bem-preparado é essencial. Se você estiver viajando no verão leve roupas menos pesadas para o dia, mas não esqueça de incluir um casaco, pois as noites podem ser bem frias. No inverno, roupas térmicas, luvas e botas impermeáveis são absolutamente indispensáveis para suportar o frio intenso.
Importante não se esquecer de levar os óculos de sol e protetor solar, já que o reflexo do sol no gelo pode ser bastante forte. Para os passeios, uma mochila confortável e uma garrafa de água reutilizável são essenciais, garantindo que você se mantenha hidratado durante as atividades ao ar livre e que leve um agasalho que pode vir a precisar a qualquer momento!
Destinos imperdíveis a partir de El Calafate: El Chaltén, Ushuaia e Torres del Paine
Para aproveitar ao máximo sua viagem, não se limite apenas às atrações turísticas locais. Acrescente outros destinos de grande beleza natural a poucos quilômetros ou aprofunde sua experiência Patagônica indo até Ushuaia no “Fim do Mundo”.
No final das contas, sua viagem a El Calafate será muito mais enriquecedora se você se permitir viver essas experiências autênticas e imersivas. Afinal, a Patagônia é muito mais do que apenas paisagens; é uma terra repleta de histórias e vivências inesquecíveis.
El Chalten
Explore El Chaltén, uma cidade reconhecida por suas trilhas de trekking e pelo imponente Monte Fitz Roy, ideal tanto para os amantes de aventura como para os que apenas amam contemplar a natureza em seu estado mais puro.
No Mirante dos Condores prepare-se para uma experiência de tirar o fôlego. Uma vista panorâmica espetacular das montanhas Adela, Torre e Fitz Roy (Cerro Chaltén), bem como do deslumbrante Vale do Río de las Vueltas. Este lugar é de fácil acesso e é imperdível para todos os que visitam de El Chaltén.
Dependendo de sua condição física, faça a caminhada até a Laguna Capri, numa trilha de nível moderado, para uma bela vista do Monte Fitz Roy. Se o tempo permitir e houver energia disponível, faça uma caminhada mais curta até a Cascata Chorillo del Salto para apreciar a beleza natural ao redor.
Como ir de El Calafate para Ushuaia
Se você quer chegar rapidamente ao seu próximo destino, o voo direto de El Calafate para Ushuaia é, sem dúvida, a melhor opção. Em apenas 1 hora e 20 minutos, você estará em Ushuaia, pronto para conhecer o fascinante “Fim do Mundo”. Essa escolha é ideal para quem deseja otimizar o tempo e aproveitar ao máximo a viagem.
Por outro lado, se você tem um perfil mais aventureiro, pode optar por viajar de ônibus. Embora o trajeto seja longo, com cerca de 900 km e 18 horas de viagem, ele oferece a oportunidade de cruzar o Estreito de Magalhães de balsa. Além disso, é possível contemplar as incríveis paisagens patagônicas ao longo do caminho. Portanto, apesar do tempo e da distância, essa experiência proporciona uma maneira mais imersiva de explorar a região.
Para quem busca mais liberdade, alugar um carro é uma excelente alternativa, permitindo paradas estratégicas ao longo do caminho e uma imersão mais profunda na região.
Enfim, cada uma destas opções oferece uma maneira distinta de explorar essa incrível porção remota do planeta.
Travessia Andina: adicione o Parque Nacional Torres del Paine
Já pensou conjugar na mesma viagem El Calafate e o Parque Nacional Torres del Paine? Mais perfeito impossível! É possível ir de ônibus convencional, para orçamento mais básico, ou de transfer privativo contratado dede o Brasil.
Alguns hotéis que ficam dentro do Parque Nacional Torres del Paine fazem esse trajeto dependendo do tipo de pacote for comprado. Entre os hotéis que oferecem essa alternativa estão o Explora, o Tierra Patagônia e o Las Torres.
Pronto para desbravar a Patagônia?
A aventura de sonhos está ao alcance de um clique! Planeje cada detalhe com a nossa ajuda e prepare-se para momentos inesquecíveis. Fale conosco e crie um roteiro exclusivo sob medida para você ou consulte nossos serviços de roteiros detalhados.
You may like
-
O Que Fazer em Ushuaia: explore a última fronteira no “Fim do Mundo”
-
Termas Geométricas: refúgio de relaxamento em meio à natureza
-
Como ir para a Patagônia Argentina: tudo o que você precisa saber para planejar sua viagem
-
O que fazer em Pucón na Patagônia Chilena
-
Um Patrimônio Mundial UNESCO na Patagônia Chilena: Igrejas de Chiloé
-
Carretera Austral: Explore a região mais remota e intocada da Patagônia Chilena