Siga-nos na rede

Argentina

Patagônia Andina: natureza impactante e selvagem

Publicado

no

Laguna San Rafael na Patagônia Chilena
Laguna San Rafael na Patagônia Chilena

A Patagônia é a região geográfica mais austral da América do Sul, formada pela Argentina e pelo Chile, originando, então, a Patagônia Argentina e a Patagônia Chilena. De fato, a Patagônia é uma área extensa, com quase um terço do território de cada um destes países.

Explorar a Patagônia é mergulhar em uma das paisagens mais impressionantes e intocadas do planeta, um destino imprescindível para qualquer amante da natureza e da aventura.

Força e exuberância da paisagem são os protagonistas, bem-vindos à Patagônia Andina!

A Patagônia Argentina compreende duas partes bem distintas, uma é sua exuberante porção da Cordilheira dos Andes, a oeste do país, fronteira com o Chile. Já a outra se estende por uma região desértica, que vai até o Oceano Atlântico, a leste.

A Patagônia Chilena é formada por um único segmento, que abrange uma fascinante porção andina, que vai até o Oceano Pacífico, a oeste do país. Esta confluência de montanhas com as águas do mar ou de lagos geram os belos e únicos fiordes da América do Sul.

Estes segmentos da Cordilheira dos Andes são chamados, então, de Patagônia Andina, um destino turístico de contemplação de uma bela natureza remota e selvagem. Aí se destacam uma variedade de encantadores roteiros, tanto na Patagônia Argentina quanto na Patagônia Chilena.

Além disto, a travessia da Cordilheira oferece a oportunidade de realização de roteiros conjugados, ou seja, conhecer a Patagônia dos dois países em uma mesma viagem. 

A Patagônia Andina nos presenteia com uma natureza formada por glaciares, lagos e rios de águas cristalinas de degelo, fiordes e, claro, montanhas, maciços e vulcões. Um segmento especial e apaixonante.

Reserva Nacional de Huilo Huilo
Reserva Nacional de Huilo Huilo na Patagônia Chilena

A Patagônia não Andina Argentina é comumente designada de Patagônia Extra Andina ou Atlântica. Este segmento da Patagônia é uma formação geográfica muito diferente da Patagônia Andina.

É uma região árida, desértica, mas  com uma linda costa, com rica fauna marítima com baleias francas austrais, golfinhos, focas, elefantes, lobos marinhos, e tendo como principais destinos turísticos: Puerto Madryn, Península Valdés, Trelew e Punta Tombo. Uma Patagônia a visitar!

Como é fazer turismo na Patagônia Andina?

A Patagônia Andina é uma das partes mais lindas do mundo, onde tudo acaba se tornando meio mágico! Quem não desejaria percorrer a cenográfica e remota Carretera Austral no Chile, e a famosa Ruta 40, na Argentina? Por sinal, essa estrada percorre o país de norte a sul, até o ”Fim do Mundo”. 

Além de turismo contemplativo, pela exuberante natureza, é um destino de ecoturismo, com atrações de vários graus de dificuldades, de turismo cultural andino e gastronômico. Um turismo para todas as idades, que inclui também a recente produção de vinho patagônico.

Villa la Angostura na Patagônia Argentina
Villa la Angostura na Patagônia Argentina

Uma advertência: Planeje com cuidado e atenção

Um cenário arrebatador, misterioso, encantador, às vezes, assustador pela imensidão e a força da natureza. Então, é importante deixar bem claro, para aqueles que pretendem realizar roteiros nesta Patagônia remota, que tudo tem que ser muito bem planejado. É um erro achar que esse destino pode ser feito de forma aventureira, tipo “deixa a vida me levar”… 

Independentemente do estilo de viagem ou da categoria de hotel, planeje, trace um roteiro, reserve os hotéis e passeios com antecedência. Procure contar com a assessoria de um especialista para ajudar você. Assim você conhecerá somente o lado fascinante da Patagônia, e nem tem por que ser diferente.

Travessia Andina a caminho de Huilo Huilo
Travessia Andina a caminho de Huilo Huilo na Patagônia Chilena

Uma viagem à Patagônia tipo roadtrip, apesar de parecer ter tudo a ver com o lugar, pode ser a maior furada. Atenção, a Patagônia é implacável com quem a trata com amadorismo. Tenha a certeza de que você pode vir a gastar muito mais do que imaginava se não se planejar, além de poder passar muitos sufocos.

Patagônia Argentina ou Chilena, aonde ir e o que fazer?

A escolha é complexa, pois a Patagônia Argentina e a Patagônia Chilena Andinas são regiões que guardam similaridades, mas tem também grande diversidade intra e interpaíses. 

Por envolver a Cordilheira, é também uma região remota, de clima duro, com lugares muitas vezes distantes entre si e nem todos de fácil acesso.

Estação de esqui do Vulcão Villarica
Estação de esqui do Vulcão Villarica na Patagônia Chilena

Então, reforçamos a importância destes destinos serem tratados com cuidado e respeito, mas não com medo! Se você contar com profissionais experientes, você viverá uma das melhores experiências de sua vida. Tudo é lindo, forte e exuberante, um sonho inesquecível. 

Vamos ajudar você nessa escolha. 

Patagônia Andina, Argentina e Chilena, com roteiros exclusivos propostos por especialistas

Uma forma eficiente de escolher por onde começar é considerar as três alternativas aqui propostas:

  • Roteiros conjugados – Travessia Andina: Patagônia Argentina e a Chilena numa mesma viagem 
  • Roteiros na Patagônia Argentina 
  • Roteiros na Patagônia Chilena
Parque Nacional Lanin na Patagônia Argentina
Parque Nacional Lanin na Patagônia Argentina

Roteiros conjugados/Travessia Andina: Patagônia Argentina e Chilena numa mesma viagem

Os roteiros conjugados são alternativas bem interessantes, uma vez que oferecem a possibilidade de se conhecer a Patagônia dos dois países em uma mesma viagem.

E, inclui um super plus, que é a travessia da Cordilheira, que, por sua beleza e especificidade, é, por si só, uma outra viagem! Um maravilhoso 3 em 1! Nossos roteiros conjugados podem ser iniciados tanto pelo lado argentino quanto pelo chileno.

Neltume Panguipulli na Patagônia Chilena
Neltume Panguipulli na Patagônia Chilena

E vale dizer ainda que estes roteiros, por envolverem dois países, são à primeira vista mais caros! Mas se você considerar conhecer a Patagônia Argentina e a Patagônia Chilena em duas viagens distintas, isto não é uma verdade, absolutamente.

5 TRAVESSIAS ANDINAS NA PATAGÔNIA QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

1. Do Glaciar Perito Moreno às Torres del Paine

A travessia mais famosa da Patagônia, é realmente fascinante, pois engloba dois dos maiores ícones da região, e ainda percorre um segmento da mítica Ruta 40. Muitas vezes é chamada de Patagônia Austral ou Espetacular.

A paisagem que emoldura a viagem vai das estepes da Patagônia Argentina até os picos mágicos de granito das Torres del Paine, na Patagônia Chilena. Clique aqui e conheça mais sobre essa emocionante travessia.

Destaques:

Glaciar Perito Moreno na Patagônia Argentina
Glaciar Perito Moreno na Patagônia Argentina


No Chile, uma Reserva da Biosfera Unesco: o Parque Nacional Torres del Paine. No Parque, são protagonistas as mundialmente conhecidas “Torres del Paine”. Ou seja, as três cênicas torres de granito, e os, não menos famosos, “Cuernos del Paine”, o notável conjunto formado pelos picos das torres. Clique aqui e veja nosso vídeo no instagram.

Torres del Paine na Patagônia Chilena
Torres del Paine na Patagônia Chilena

Dica extra e valiosa nessa travessia: um roteiro que pode, pelo lado da Argentina, ser estendido até a vizinha El Chalten, ao norte, tida como a capital mundial do trekking e conhecida pelo belo Monte Fitz Roy ou Cerro Chaltén e/ou até Ushuaia, chamada de o “Fim do Mundo”! Clique aqui e veja nosso vídeo no instagram. Já, pelo lado do Chile, pode-se ir até Punta Arenas, localizada no Estreito de Magalhães. 

2. De Púcon a San Martín de los Andes

O caminho que liga as duas cidades cruza a Cordilheira dos Andes e oferece a observação de uma sequência de três vulcões, o belíssimo Villarica, o Quetrupillán e o Lanin. Um roteiro de incrível beleza que percorre uma região que compreende três Reservas da Biosfera Unesco. 

No Chile, duas Reservas da Biosfera Unesco, a das Araucárias e a das Florestas Temperadas Chuvosas dos Andes Austrais. A linda cidade de Pucón é o ponto de apoio. Clique aqui e veja nosso vídeo no instagram.

Outras atrações são as Termas Geométricas, clique aqui e veja nosso vídeo no instagram, a Floresta Encantada de Huilo Huilo e o próprio Vulcão e Lago Villarica. No inverno a opção é esquiar na estação do Vulcão Villarica.

Pucon na Patagônia Chilena
Pucon na Patagônia Chilena

Na Argentina, a Reserva da Biosfera Unesco, a Andino Norpatagónica. A charmosa cidade de San Martín de los Andes é o ponto de apoio. Como maior atração, o Parque Nacional Lanin, com mais de 20 lagos andinos.

Cabe  destacar o Lago Huechulafquen, onde se encontra o extinto Vulcão Lanin, com o cônico pico sempre coberto de neve. No inverno a opção é esquiar na Estação de Chapelco.

Parque Nacional Lanin na Patagônia Argentina
Parque Nacional Lanin na Patagônia Argentina

Conheça a estrada que liga Pucón a San Martín de los Andes e saiba o que é necessário para fazer o controle de imigração nas 2 aduanas.  

Dica extra e valiosa nessa travessia:  o roteiro pode ser estendido com o percurso da Ruta de los Siete Lagos, a Rota dos 7 Lagos, até Villa la Angostura. O Caminho dos 7 Lagos, de San Martín de los Andes a Villa la Angostura, é um percurso cênico pela mítica Rota 40. Os lagos vislumbrados são os Lácar, Machónico, Villarino, Falkner, Escondido, Correntoso e Espejo Grande. 

3. De Villa la Angostura a Puyehue

Na estrada que liga essa Travessia, é possível observar a vegetação de bosques úmidos, de um verde exuberante, lagos, rios e cachoeiras de águas cristalinas e vulcões. Em 2011, o Vulcão Puyehue ficou famoso quando entrou em erupção e suas cinzas chegaram a interferir no espaço aéreo da região. Ainda é possível, mesmo após esses anos, ver as marcas desse fenômeno. Entretanto, a natureza vem se reinventando e, assim, mantendo a beleza da região preservada.

Clique aqui e veja o vídeo dessa travessia.

Destaques:

  • Na Argentina, uma Reserva da Biosfera Unesco, a Andino Norpatagônica. Nos arredores da cidade de Villa la Angostura, o Parque Nacional de los Arrayanes, que se projeta sobre o grande Lago Nahuel Huapi, é imperdível, com um incrível bosque.
  • O Bosque dos Arrayanes conserva exemplares de mais de 650 anos de idade e de diferentes tamanhos, de cor canela e manchas brancas. Consta a lenda, que o Bosque inspirou Walt Disney na criação do desenho Bambi. Alguns outros lugares devem ser visitados, como o Lago Espejo e o Rio Correntoso. No inverno a opção é esquiar no Cerro Bayo.
Villa la Angostura na Patagônia Argentina
Villa la Angostura na Patagônia Argentina
  • No Chile, uma Reserva da Biosfera Unesco, a das Florestas Temperadas Chuvosas dos Andes Austrais. O Parque Nacional Puyehue, ao pé da Cordilheira dos Andes, é um “santuário da natureza”. A região possui um harmonioso balneário e estância termal e apresenta forte atividade turística, voltada para os esportes de aventura, banhos termais, tendo muitos outros hotéis com ótima  estrutura. No inverno a opção é esquiar na Estação de Antillanca. 
Termas de Puyehue na Patagônia Chilena
Termas de Puyehue na Patagônia Chilena

Clique aqui e conheça nosso Roteiro De Villa la Angostura a Puyehue  

Dica extra e valiosa nessa travessia:  um roteiro que pode ser estendido com o percurso da Ruta de los Siete Lagos, a Rota dos 7 Lagos, até San Martín de los Andes, como descrito na travessia anterior.

4. De Bariloche a Puerto Varas

Esta é uma das mais clássicas, chamada “Travessia dos Lagos Andinos” ou Cruce Andino. Reúne em um único cenário, muita beleza patagônica: vulcões, lagos e rios de águas verde esmeralda, e bosques nativos, com grande variedade de vegetação. Trocar de barco para ônibus e de ônibus para barco é uma constante nesta que é a mais longa das Travessias e corta vários lagos.

Destaques:

  • Na Argentina, uma Reserva da Biosfera Unesco, a Andino Norpatagónica. Bariloche, cidade muito querida pelos brasileiros, em especial os “esquiadores”, oferece atrações imperdíveis como o Tour ao Circuito Chico.
  • O Tour margeia o Lago Nahuel Huapi, passa pela Praia Bonita, pelo Cerro Campanário e pela Península de São Pedro. Finalize, então, na Villa Llao Llao, onde você encontrará o lindo e tradicional hotel. No inverno a opção é esquiar no Cerro Catedral.
Bariloche na Patagônia Argentina
Bariloche na Patagônia Argentina

No Chile, uma Reservas da Biosfera Unesco, a das Florestas Temperadas Chuvosas dos Andes Austrais. A charmosa cidade de Puerto Varas, às margens do Lago Llanquihue, e a bela vista do Vulcão Osorno são muito especiais.

A cidade, ponto de partida para o Cruce, possui atrações nas redondezas, como a cidadezinha colonial alemã de Frutillar. O passeio no Vulcão Osorno, com seu cone perfeito, é espetacular. No inverno a opção é esquiar na estação do Vulcão Osorno.

Vulcão Osorno na Patagônia Chilena
Vulcão Osorno na Patagônia Chilena

Dica extra e valiosa nessa travessia:  na Argentina, pode-se estender esse roteiro com o percurso da Ruta de los Siete Lagos, a Ruta dos 7 Lagos, até San Martin de los Andes, como descrito na travessia anterior. E no Chile é possível estender até Chiloé, com suas igrejas espetaculares, um Patrimônio Mundial da Humanidade Unesco.

Embora o percurso possa ser feito nos dois sentidos, recomendamos, no entanto, que você comece em Puerto Varas. A saída logo cedo pelo lado Chileno,  se tem uma visão a espetacular ao amanhecer margeando o Vulcão Osorno, lindamente iluminado pelo sol matinal.

Clique e conheça nosso Roteiro De Bariloche a Puerto Varas  

5. De Esquel a Futaleufú

Como toda travessia Andina, uma paisagem espetacular! A estrada percorre o vale do Rio Futaleufú, com o entorno montanhoso e com florestas de árvores exuberantes e picos nevados. A região é famosa por ser a capital mundial do rafting, pela força das águas de seus rios. Essa Travessia é mais confortável fazer ida e volta via Esquel. 

  • Na Argentina, um Patrimônio Mundial da Humanidade Unesco: Parque Nacional los Alerces e uma Reservas da Biosfera Unesco, a Andino Norpatagónica. A cidade  de Esquel é  o ponto de apoio. A atração, mais que especial, é o Parque Nacional los Alerces, que protege as ameaçadas árvores milenares, os alerces (Fitzroya cupressoides).
  • Algumas destas árvores têm mais de 2600 anos, sendo das mais longevas do planeta. A região, também concedida por “Patagônia Verde”, exprime com fidelidade a cor predominante da paisagem. Mas, além do verde encontrado nas densas florestas, a região também possui uma vasta bacia hidrográfica, formada por muitos e belos lagos e rios. No inverno a opção é esquiar no Cerro la Hoya.
Parque Nacional los Alerces
Parque Nacional los Alerces na Patagônia Argentina

No Chile, uma Reservas da Biosfera Unesco, a das Florestas Temperadas Chuvosas dos Andes Austrais. Percorrer a região de Futaleufú, que é conhecida pela beleza de sua natureza andina e pelo famoso Rio Futaleufú, de linda cor esmeralda. O Rio, por sua volumosas corredeiras, é reconhecido como um dos melhores do mundo para fazer esportes aquáticos, como o rafting e a canoagem.

Dica extra e valiosa nessa travessia:  Destaque para o espetáculo que acontece no mês de outubro! O fascinante “Campo de los Tulipanes”, na cidade de Trevelin, Argentina, é a única plantação de tulipas a céu aberto na América do Sul. Clique aqui e veja mais detalhes

Veja também nosso Roteiro De Esquel a Futaleufú:

Quer saber mais sobre roteiros na Patagônia Argentina e na Patagônia Chilena?

Clique aqui e conheça nossas sugestões de roteiros na Patagônia

Aysén, na Patagônia Chilena, é uma região onde você pode descobrir um destino estonteante e selvagem. Realizaremos um roteiro na medida do que você precisa.

Gostou dessa ideia? Que tal solicitar um roteiro personalizado para sua próxima viagem pela Patagônia?