Argentina
De Perito Moreno a Torres del Paine: como planejar essa travessia andina
Esse roteiro da travessia andina proporciona em uma única viagem conjugar dois dos mais belos e importantes destinos patagônicos, Perito Moreno, na Patagônia Argentina, e Torres del Paine na Patagônia Chilena. Direcionado para atender quem busca roteiros menos convencionais que vão além do óbvio.
Published
11 meses agoon
Conjugar esses destinos no mesmo roteiro, é se presentear com uma das mais fascinantes travessias andinas da Patagônia. Esses dois ícones da Patagônia Sul, o Glaciar Perito Moreno na Argentina e as Torres del Paine no Chile, estão mais próximos do que se imagina, e de quebra, ainda percorre-se um lindo segmento da mítica Ruta 40.
Dois lugares tão distantes de nós, e tão perto entre si, que torna um desperdício visitar um sem aproveitar para visitar o outro, é só dar uma esticadinha do outro lado da fronteira.
Experiências únicas nos maiores parques da Patagônia, ambos ficam no Campo de Gelo Sul com 16,8 mil quilômetros quadrados, formando a maior extensão do manto de gelo fora das regiões polares.
No Parque Nacional Los Glaciares, localizado a cerca de 65km de distância da cidade de El Calafate, encontram-se o famoso Glaciar Perito Moreno e o lindo e extenso Lago Argentino, com os importantes glaciares Upsala, Spegazzini e Onelli.
No Parque Nacional de Torres del Paine são protagonistas as mundialmente conhecidas Torres del Paine, três cênicas torres de granito, e os não menos famosos Cuernos del Paine, notável conjunto formado pelo pico das torres.
Siga conosco e aproveite uma oportunidade única de conhecer essa remota área rica em geleiras e peculiares formações montanhosas, contada por especialistas que amam os roteiros andinos e da Patagônia, em especial.
Glaciar Perito Moreno
Nesse roteiro da travessia andina de Perito Moreno a Torres del Paine, iniciamos a visita pelo Glaciar Perito Moreno que fica na província de Santa Cruz, na Patagônia Argentina, dentro do Parque Nacional Los Glaciares, declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1981.
Este Parque, no sul da Patagônia, na fronteira com o Chile, compõe, juntamente com outros parques patagônicos, o binacional Campo de Gelo Sul.
O Parque, onde fica o Glaciar, é muito bem estruturado, contando com passarelas que levam até ao mirante principal, de onde se tem uma incrível panorâmica do famoso Glaciar, em seu ponto de interconexão com o belo e extenso Lago Argentino.
Uma visão impactante do Glaciar Perito Moreno, na Patagônia Argentina
Do mirante, abre-se à nossa frente, um extenso e alto paredão de uma massa branca azulada de gelo glacial que avança sobre um braço do Lago Argentino, em luta constante entre a massa de gelo, o Glaciar Perito Moreno, e a água.
Nesta luta, imensos blocos de gelo se desprendem do Glaciar Perito Moreno e despencam no Lago provocando grandes e constantes estrondos! Alguns destes blocos pesam centenas de toneladas e a explosão resultante é assustadora no cenário de paz e silêncio das montanhas andinas ao redor!
5 motivos para você não perder esta obra prima da natureza, na Patagônia Argentina
1.Caminhar pela passarela que margeia o Glaciar Perito Moreno e ficar extasiado com tanta beleza e grandiosidade; um encontro com seu eu, diante dessa magnífica obra da natureza. Um espetáculo que jamais sairá de suas memórias. Um momento enriquecedor.
2. Escutar estrondos no meio do silêncio, quando parte da geleira se desprende e cai enfurecida nas tranquilas águas do Lago;
3. Fazer um trekking em cima da Geleira, se sua condição física permitir;
4. Navegar sobre o Lago Argentino, chegando bem pertinho do Glaciar Perito Moreno, e conhecer outras importantes geleiras, são mais de 350, que compõem o Campo de Gelo Sul, como os glaciares Upsala e Spegazzini.
5. Tomar uma dose de whisky com o gelo milenar.
A cidade de El Calafate é o principal destino dos que desejam conhecer o Glaciar Perito Moreno. Encontra-se na margem sul do Lago Argentino e conta com ótima estrutura turística hoteleira, de restaurantes e de atrações. Há muitas opções do que fazer, como visita a Estâncias locais, onde se vê a tosa de ovelhas e se come um autêntico cordeiro patagônico. É importante também se dedicar a um roteiro de o que fazer em El Calafate e arredores.
Quando pensamos em fazer a travessia andina de Perito Moreno à Torres del Paine, cruzando a fronteira da Argentina para o Chile, El Calafate é o ponto de referência para fazer o traslado de quem parte da Patagônia Argentina para a Patagônia Chilena.
Quer outra dica imperdível antes de cruzar a fronteira?
Antes de fazer a travessia de Perito Moreno à Torres del Paine, é interessante conhecer El Chalten, a cerca de 200 km de El Calafate.
Nessa região, encontra-se uma das mais lindas montanhas da Cordilheira, na fronteira com o Chile, o Monte Fitz Roy, sobrenome do capitão do navio “HMS Beagle”, no qual viajou Charles Darwin em sua viagem ao redor do mundo.
A bela região é considerada a capital do trekking, com trilhas para todos os graus de dificuldade.
Como fazer a travessia de El Calafate a Torres del Paine, cruzando a fronteira da Argentina para o Chile?
Uma pequena distância de 255 km é o que separa a cidade de El Calafate, na Argentina, de um dos parques nacionais mais impressionantes do Chile: o Parque Nacional Torres del Paine.
A travessia terrestre de El Calafate para Torres del Paine pode ser feita em traslado regular de ônibus ou privativo. Dura em média 5h, passando pelo processo de imigração na fronteira. É preciso ter todos os documentos exigidos em mãos.
A travessia permite apreciar paisagens exuberantes que se modificam ao longo do trajeto. Contempla-se estepes patagônicas até visualizar os picos de granito do Parque Nacional Torres del Paine.
Torres del Paine
As Torres del Paine localizam-se no Parque Nacional Torres del Paine, região de Magallanes, sul da Patagônia Chilena, um dos maiores e mais importantes parques do Chile. As Torres del Paine compõem o maciço montanhoso de granito, a Cordilheira Paine.
Os protagonistas do Parque Nacional de Torres del Paine, na Patagônia Chilena
São protagonistas do Parque as mundialmente conhecidas “Torres del Paine”, as 3 cênicas torres de granito e, os não menos famosos, “Cuernos del Paine”, o notável conjunto formado pelos picos das torres.
Uma impactante paisagem andina que contrasta com os picos de granito, com geleiras azuis e o dourado do pasto dos pampas. É reconhecido pela Unesco como uma Reserva da Biosfera. Foi nomeado, em 2013, a “Oitava Maravilha do Mundo”, em votação global no site Virtual Tourist, Media Group TripAdvisor.
Para aqueles com bom preparo físico, um passeio imperdível é o trekking na base das Torres del Paine, uma experiência que fica registrada para sempre!
O Lago Grey é outro ponto alto do arque Nacional de Torres del Paine com várias atrações, como navegação até alguns glaciares como as Glaciares Balmaceda e Serrano e com caminhada à beira dos lagos.
Estes glaciares, Serrano, Balmaceda, entre outros, como o Pío XI, estão na área do Parque Nacional Bernardo O’Higgins, próximo a Puerto Natales, e integram o Campo de Gelo Sul. A Geleira Pío XI, com 6 km de diâmetro, 80 m de altura e 64 km de extensão, é a maior da América do Sul.
Há opções de hospedagem dentro do arque Nacional de Torres del Paine e na cidade de Puerto Natales e redondezas.
Melhores épocas para fazer a travessia andina de Perito Moreno a Torres del Paine
O clima na Patagônia muitas vezes pode ser extremo. Escolher bem o período da viagem, pode fazer toda diferença para quem não é muito tolerante a baixas temperaturas.
No inverno, de 21 de junho a 23 de setembro, as temperaturas abaixo de zero são constantes. É o período onde muitos hotéis estão fechados para manutenção, e muitas atividades não estão disponíveis por questões climáticas, não sendo recomendável para esse roteiro.
No outono, de 20 de março a 21 de junho, e primavera, de 23 de setembro a 21 de dezembro, as temperaturas são mais amenas . São as melhores épocas para fazer o roteiro conjugando comodidade, conforto e preços dos pacotes mais baixos.
O verão, de 21 de dezembro a 20 de março, é a estação mais procurada. As temperaturas médias são de 12º, podendo chegar na casa dos 18º. Surpreendentemente nesse período os valores vão às alturas e é necessário reservar a viagem com muita antecedência, pois tudo fica lotado.
A época mais cheia em El Calafate é ao redor do dia 15 de fevereiro. Uma série de eventos culturais e esportivos acontecem na cidade se comemora o batismo do Lago Argentino na Fiesta del Lago
Para fazer a travessia de Perito Moreno à Torres del Paine, organize-se com alguns meses de antecedência para conseguir as melhores reservas de passeios e hospedagens.
Será que a travessia andina de Perito Moreno a Torres del Paine é para mim?
Todo amante da natureza deveria ir à Patagônia ao menos uma vez na vida. Seja do lado argentino, onde você encontrará as incríveis geleiras de Perito Moreno, ou do lado chileno, onde está localizado o famoso Parque Nacional Torres del Paine, as opções de passeios, trilhas e atividades ao ar livre são inúmeras.
Inegavelmente, conjugar esses dois lugares em uma mesma viagem é tirar o melhor proveito do passeio.
A saber, temos um roteiro de 12 dias para fazer a travessia andina de Perito Moreno à Torres del Paine. Clique aqui para conhecer os detalhes do nosso roteiro e descobrir os encantos dessa dessa região?
Mas, se preferir, podemos personalizar um roteiro de travessia andina especialmente para você, com sua família, seus amigos ou mesmo sozinho. Realizaremos um roteiro na medida do que você precisa.
Gostou dessa ideia? Que tal solicitar um roteiro personalizado para sua próxima viagem, uma travessia andina de Perito Moreno à Torres del Paine?
You may like
-
El Calafate: o que fazer, além do convencional
-
O Que Fazer em Ushuaia: explore a última fronteira no “Fim do Mundo”
-
Termas Geométricas: refúgio de relaxamento em meio à natureza
-
Como ir para a Patagônia Argentina: tudo o que você precisa saber para planejar sua viagem
-
O que fazer em Pucón na Patagônia Chilena
-
Um Patrimônio Mundial UNESCO na Patagônia Chilena: Igrejas de Chiloé
Angélica Garcia
dezembro 21, 2022 at 12:08 pm
Queridas
Adorei todas as informações , muito legal mesmo!
E já estou reencaminhando!!
Parabéns!
Ana - Minha Viagem Turismo
maio 15, 2023 at 2:35 pm
Muito obrigada Angélica, essa Travessia é espetacular.
MARIA KATIA P MURATORI
março 23, 2024 at 7:41 pm
Maravilhosa
Adorei essa publicação. Próxima oportunidade irei. Muito bonito a travessia.
Ana - Minha Viagem Turismo
março 24, 2024 at 3:42 pm
Olá Kátia, muito obrigada pelo comentário, que ótimo que gostou, você vai adorar, é destino fantástico.