A Travessia de Esquel a Futaleufú, ou Patagônia Verde, traduz muito bem, a denominação deste segmento da Patagônia e indica com fidelidade a cor predominante da paisagem: o verde, em suas mais diversas tonalidades! Devido a complexidade na logística desse destino, só montamos esse roteiro de forma personalizada e privativa.
A natureza andina da região oferece densas florestas e uma importante bacia hidrográfica, formada por muitos e belos lagos e rios de águas cristalinas.
Em outras palavras, um contraste deslumbrante de cores em diferentes tons de verde, azul, cinza e branco do topo das montanhas!
Na pequena Futaleufú, localizada na Região de Los Lagos, no sul do Chile, é conhecida por sua paisagem deslumbrante e pelo famoso rio de mesmo nome, que oferece uma das melhores experiências de rafting do mundo.
Mas o roteiro De Esquel a Futaleufú, o destaque é o Parque Nacional los Alerces que protege as ameaçadas árvores milenares, os alerces (Fitzroya cupressoides), algumas com mais de 2600 anos, das mais longevas do planeta.
Um passeio muito interessante também, é o passeio de trem La Trochita, uma experiência histórica e cultural única, que percorre uma rota de 402 km por paisagens incríveis, passando por pontes, rios e vilarejos. Os passageiros desfrutam de guias turísticos, música folclórica e um serviço de restaurante que oferece deliciosas refeições típicas da região. É uma viagem no tempo, permitindo que os viajantes se conectem com a história da ferrovia na Argentina e com a cultura local.
Um espetáculo à parte acontece no mês de outubro! O fascinante “Campo de los Tulipanes”, a única plantação de tulipas a céu aberto na América do Sul, com mais de 10.000 tulipas coloridas. Os visitantes podem caminhar entre as flores, tirar fotos e desfrutar de um ambiente tranquilo e bonito, um cenário único e encantador.
Estação de esqui nesse roteiro: Cerro la Hoya. A estação fica a cerca de 15 km da cidade e oferece uma ampla variedade de atividades de inverno.